Nos dias 23 e 24 de Março, os jovens da “H2O” realizaram um projeto denominado “Juventude em Movimento”, composto por vários momentos em torno da dinamização juvenil que tem caracterizado o trabalho da nossa Associação.

O fim-de-semana foi composto por várias atividades do interesse juvenil, sendo que estas se iniciaram na sexta à noite com uma Noite Intercultural, onde se realizaram atividades sobre temas da União Europeia; no sábado de manhã as atividades foram dedicadas ao voluntariado ambiental, onde se realizou a atividade – Limpar a Nossa Terra; à tarde foi realizada uma Conferência sobre Desemprego Juvenil, um tema cada vez mais atual nas realidades dos jovens portugueses. A última atividade do fim-de-semana da juventude foram dois concertos com as bandas juvenis “Alma Crua” e “Infuse”, de Santarém. Esta iniciativa foi dinamizada no âmbito do estágio curricular de duas estagiárias da Escola Superior de Educação de Santarém, da licenciatura em Educação Social, Vanessa Catronga e Cátia Anacleto.

O projeto “Juventude em Movimento” foi sem dúvida uma mais-valia para os jovens de Arrouquelas e para os jovens das associações parceiras, pois permitiu um contacto entre associações locais, existindo uma troca de ideias, conhecimentos e experiências. Os participantes mostram-se bastante interessados e agradados com as atividades desenvolvidas, referindo que este tipo de iniciativas deveria ser desenvolvido mais vezes. Foi cumprido o grande objetivo deste projeto, pois por um lado foi possível proporcionar aos jovens a oportunidade de terem atividades do seu agrado, e por outro conseguiu-se dinamizar os jovens do meio rural.