FORMAÇÃO SOBRE «DEMOCRACIA» NA FINLÂNDIA.

Dois jovens da H2O – Associação de Jovens de Arrouquelas (Rio Maior) participaram num Training Course (formação) Internacional, na Finlândia com o tema “Finding Demo” – Encontrar a Democracia. Este Training Course decorreu em Turku (antiga capital do País), de 17 a 22 de Abril.

O projecto realizou-se no âmbito do Programa Juventude em Acção – Youth in Action, Acção 1.3,e teve como mote principal despertar a necessidade de reflexão sobre o que é aDemocracia. Um tema que não poderia estar mais na ordem do dia, tendo sido logo lançada a pergunta e os seguintes motes para discussão/debate: “A democracia começa e termina com o direito de voto?” ” A verdadeira democracia é aquela em que os cidadãos têm a possibilidade de tomar parte nas decisões importantes do seu País e da sua Comunidade?” Outra temática teve como objetivo refletir no nosso papel enquanto cidadãos activos na sociedade e no significado de “Cidadania Activa”?

As metodologias utilizadas basearam-se na Educação Não-Formal, com actividades que promoveram a reflexão, criatividade e espaços dinâmicos de aprendizagem, com o envolvimento de jovens de 13 países da Europa: Finlândia, Portugal, Espanha, Lituânia, Eslovénia, Bulgária, Alemanha, Itália, Malta, Grécia, Croácia, Polónia e Irlanda. Foi ainda possível conhecer a cidade de Turku, bem como algumas tradições Finlandesas, e interagir com a sua população juvenil e perceber que opiniões têm acerca das temáticas abordadas na formação. A ideia final desta formação foi desmistificar a Democracia e promover o desenvolvimento de projectos que façam reflectir sobre o que é realmente a democracia, como podemos ser mais participativos e activos e como explicar a democracia de forma simples aos jovens.