Arrouquelas

Nossa Senhora da Encarnação Arrouquelas é uma freguesia portuguesa do concelho de Rio Maior, com 27,81 km² de área e 591 habitantes (2011). Densidade: 21,3 hab/km². Foi criada em 1962 por desanexação da freguesia deSão João da Ribeira.

A freguesia de Arrouquelas esta ligada à origem da Feira de Rio Maior, tendo sido na aldeia de Arrouquelas que foi instituída a primeira feira do concelho.

Após a prolongada e dura guerra da Restauração e expulsão dos espanhóis, os circuitos económicos portugueses estavam gravemente afectados, desorganizando a vida agrícola e comercial de várias regiões. Era necessário que os centros populacionais despertassem, contribuindo para o reequilíbrio económico do País.

Centro da Vila de ArrouquelasEm muitos casos, a solução foi a venda de novidades agrícolas atraindo mercadores de várias regiões, próximas ou mesmo afastadas.

Outra solução foi a celebração de festas religiosas igrejas, capelas ou ermidas. É aqui que se enquadra a petição dos juízes da Irmandade de Nossa Senhora de Arrouquelas, solicitando autorização para a criação de uma feira a 15 de Setembro, com o intuito de poderem completar a obra da igreja e adquirir ornamentos. A 23 de Outubro de 1674 foi concedido a alvará.

A feira de Arrouquelas até 1739, ano em que Rio Maior solicitou a D. João V alvará para a criação da sua feira, o que aconteceria logo no ano seguinte, substituindo a feira de Arrouquelas.

A freguesia de Arrouquelas, com sede na aldeia do mesmo nome foi criada por decreto de 19 de Fevereiro de 1962, depois de ser desmembrada de freguesia de São João da Ribeira.

Igreja de Arrouquelas

A data de construção da igreja não se encontra devidamente esclarecida, havendo quem aponte o final da mesma para o ano de 1869, inscrição existente num relógio de sol que se encontrava no recinto da igreja e que há poucos anos foi retirado, perdendo-se assim o seu valor. No seu interior relevam-se os azulejos seiscentistas de algum mérito e a imagem de Nossa Senhora da Encarnação, oferecida pelos militares arrouquelenses que regressaram a salvo da 1º Grande Guerra Mundial.

País: Portugal | Concelho: Rio Maior | Fundação: 1962 | Tipo: Junta de Freguesia | Área Total: 27,81 km² | População Total: 591 (2011) | Densidade: 21,3 km² | Orago: Nossa Senhora da Encarnação